sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Um tbt

Acordara em horário fora dos padrões que pregam a sociedade capitalista, que o consome.
Ser produtivo como um homem, regrado como um homem e com disciplinas.
Na sua cabeça alguns versos de um poema que havia lido pela metade, ou menos da metade, o visitavam mais uma vez. Já tentara procurá-lo anteriormente, sem êxito, mas naquela quinta tentara novamente.
O gosto daqueles versos...
A sensação de acordar com um poema na cabeça, inacabado, procurado e não encontrado.
Mas naquela manhã (uma quase tarde, talvez ainda pudesse dar bom dia), mais uma vez lançou as palavras ao vento [no vento do Black Mirror que fique bem explicado] e (re)descobriu Jorge Luis Borges:


Com o que posso te prender?

Eu te ofereço ruas esguias, crepúsculos desesperados, a lua dos subúrbios mal feitos.
Eu te ofereço a amargura de um homem que já muito olhou a lua solitária.
Eu te ofereço meus ancestrais, meus mortos, os fantasmas que os vivos honraram em mármore: o pai de meu pai, morto na fronteira de Buenos Aires, duas balas em seu peito, barbado e sem vida, amortalhado por seus soldados numa pele de vaca; o avô de minha mãe – apenas vinte e quatro anos – liderando uma ofensiva de trezentos homens no Peru, hoje fantasmas em cavalos esvanecidos.
Eu te ofereço qualquer que seja o entendimento em meus livros. Qualquer virilidade ou humor em minha vida.
Eu te ofereço a lealdade de um homem que jamais foi leal.
Eu te ofereço aquele núcleo de mim mesmo que de algum jeito salvei – o coração central que lida não com palavras, negocia não com sonhos e é intocado pelo tempo, pela alegria, pelas adversidades.
Eu te ofereço a memória de uma rosa amarela vista ao pôr-do-sol, anos antes de teu nascimento.
Eu te ofereço explicações de ti mesma, teorias sobre ti mesma, autênticas e surpreendentes notícias de ti mesma.
Eu posso te dar minha solidão, minha escuridão, a fome de meu ser; estou tentando te subornar com incerteza, com perigo, com ruína.


Fonte: https://vanessacretina.wordpress.com/2011/01/20/dois-poemas-ingleses-ii-jorge-luis-borges/

Nenhum comentário:

Postar um comentário